Há alguns dias um grupo de carmelitanos tem exposto nas redes sociais diversos problemas que envolvem a Saúde no município. As reclamações vão de falta de informação dada a população pela secretária de saúde e o adjunto, até atrasos em consultas e cirurgias.
O Portal Onda Sul teve acesso a algumas informações e documentos que comprovam a procura de moradores de Carmo do Rio Claro pelo serviço de saúde e que até o momento não foram correspondidos. Em um dos casos, uma criança aguarda uma cirurgia de adenoide e amigdalite. Segundo a responsável, a espera pelo atendimento já duram dois meses. Além da filha, há diversas outras crianças nessa “fila de espera”, sem data para que a cirurgia ocorra.
Ainda de acordo com a fonte, a Secretária de Saúde informou que no momento não estavam realizando cirurgias em crianças e pediu para que a mãe deixasse o pedido e os outros documentos para o agendamento. Feito isso, nenhuma notícia a mais foi dada a família sobre a cirurgia.
Em outro caso, uma carmelitana aguardava uma consulta com um hematologista desde outubro do ano passado. Segundo ela, em maio deste ano a consulta foi marcada, mas não houve atendimento devido a ausência da médica. Ela alega que o pedido é urgente devido a gravidade da situação, uma vez que só é possível identificar do que se trata o problema após ser realizada a consulta específica.
Desde março, um idoso de 73 anos também aguarda por atendimento. De acordo com o documento, o pedido é para uma consulta com um cirurgião vascular, O exame que o paciente precisa fazer já foi desmarcado três vezes e até o momento não há nenhuma resposta de quando será realizado.
Além desses casos, há outras consultas e cirurgias que não foram executadas e sem previsão de que sejam feitas. O que tem provocado a preocupação dos carmelitanos é a ocultação de respostas. Os motivos que justifiquem a demora no atendimento, a falha nas consultas, carência de cirurgias e a falta de médicos que possam atender a demanda da população.
Procurada, a prefeitura de Carmo do Rio Claro emitiu uma nota sobre o caso.
“Além de todos os cuidados com a saúde, o atendimento pediátrico também é uma preocupação da administração municipal. Por isso, diariamente, são realizados cerca de 70 atendimentos divididos entre as unidades de saúde. Os atendimentos são prestados pelo Dr. Geraldo Tadeu nas unidades de ESF e também na clínica do hospital São Vicente de Paulo, através de convênio com o município. Diante deste fato, podemos comprovar que não há falta de médico ou da prestação de atendimento pediátrico. Basta apenas procurar a ESF e pegar a ficha de de atendimento”