A onda de calor em pleno inverno, com temperaturas acima dos 30°C desde o mês passado e chuvas frequentes, potencializa os riscos de acidentes com escorpiões. O alerta é do Hospital de Pronto Socorro (HPS) João XXIII, referência no socorro de pessoas picadas por animais peçonhentos.
A combinação de tempo quente e precipitações aumenta o perigo porque é nessas épocas que os bichos saem em busca de lugares secos para se abrigar, ampliando a probabilidade de estarem nas casas. Quem for picado precisa de avaliação médica urgente, reforça o coordenador da Toxicologia do HPS, Adebal Andrade Filho.
“Em algumas situações, a evolução para um quadro grave pode ser rápida”, afirma o médico. “Os acidentes são mais comuns em áreas urbanas e o cuidado deve ser intensificado para que não entrem em casa. É recomendado usar telas metálicas nos ralos, manter a limpeza de áreas externas e utilizar rodo vedador de portas”.
O especialista também chama a atenção para os casos envolvendo outros animais peçonhentos, como as cobras. Em relação às serpentes, foram 492 atendimentos até agosto. Segundo ele, situações de risco podem ser evitadas.
Fonte: Hoje em Dia
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/DlR9Ct4e83NDquP3tyTbos