O café de Minas Gerais teve um aumento significativo nas exportações para o mercado chinês. Em 2023, o Brasil mais que triplicou suas exportações de café para o país asiático, impulsionado pelo crescente consumo entre os jovens chineses.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Produtores mineiros, aproveitando o aumento da demanda, destacaram sua participação na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, onde apresentaram estratégias para expandir ainda mais esse mercado.
O crescimento do volume exportado veio acompanhado do aumento no preço da saca de café – foram 40% de valorização nos últimos cinco anos, comprovando a boa aceitação do produto mineiro no mercado chinês.
Para atender à nova demanda, produtores de Minas Gerais estão investindo em qualidade e diversificação dos produtos, incluindo cafés especiais e orgânicos. Estratégias de marketing e participação em feiras internacionais, como a China International Import Expo (CIIE), também têm sido adotadas.
Este ano, o ritmo das exportações para o país asiático também segue forte. Entre janeiro e setembro de 2024, as exportações contam com receita de US$ 134 milhões, com envio de 627 mil sacas.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4