O Brasil recebeu, cinco anos após perder o status, a recertificação da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) como país livre do sarampo. O último caso registrado ocorreu em junho de 2022, no Amapá. A cerimônia de entrega do certificado ocorreu em Brasília, onde o diretor da Opas, Jarbas Barbosa, destacou a importância da liderança política e do comprometimento com a vacinação. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o certificado e ressaltou o esforço do Brasil para retomar e fortalecer o programa de imunização.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, também comemorou a conquista, enfatizando a colaboração nacional e internacional para alcançar o status. Contudo, especialistas alertaram que a manutenção dessa certificação depende de vigilância constante, pois o sarampo ainda circula em outros continentes, e é preciso garantir uma cobertura vacinal contínua e homogênea.
A recertificação é vista como um avanço, mas a presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Mônica Levi, alertou que o país não pode relaxar na luta contra o sarampo e outras doenças, como a pólio, cuja cobertura vacinal ainda está abaixo do ideal.
O Brasil perdeu o certificado de eliminação do sarampo em 2019, após a doença retornar devido a baixas coberturas vacinais e fluxo migratório. Entre 2018 e 2022, o país registrou mais de 40 mil casos da doença. Em 2024, foram confirmados dois casos importados, reforçando a necessidade de vigilância contínua.
Fonte: Hoje em Dia
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4