Os usuários da Balsa do Itapiché em Carmo do Rio Claro estão insatisfeitos com o atendimento que tem recebido. A precariedade da embarcação é o principal problema para os trabalhadores. Segundo o Jornal Folha Regional, eles pedem a Eletrobras que melhore a manutenção da embarcação, utilizada como substituta da balsa do Itaci, cujos motores foram levados para Furnas para manutenção.
A falta de balsa, principalmente neste período de panha de café em que a zona rural de Carmo do Rio Claro fica mais movimentada, causa sérios danos aos trabalhadores rurais. Em nota, a prefeitura de Carmo do Rio Claro informou que a balsa do Itapiché é de suma importância para o translado desses trabalhadores; principalmente para os bairro rurais Furna, Leandros, Ferreiras e Balbinos.
De acordo com a Divisão de Transporte da Prefeitura de Carmo do Rio Claro, Furnas ainda não informou quando a manutenção da balsa do Itaci será concluída, para que a balsa do Itapiché retorne para o serviço a comunidade.
A tremenda insatisfação dos trabalhadores também vem do compromisso de Furnas em enviar novas balsas para o município de Carmo do Rio Claro, promessa a qual ainda não foi cumprida. Os produtores, inclusive, se reuniram na terça-feira (17), exigindo que Furnas resolva o problema com agilidade já que a travessia é fundamental para o escoamento da produção.
Eletrobras Furnas pronuncia
A Eletrobras Furnas reafirma que, de forma responsável, toma as providências referentes às manutenções corretivas das balsas que operam na travessia do reservatório. A atual indisponibilidade da balsa Delfinópolis foi provocada pela perda dos dois motores, um em 11 de maio e outro em 15 de maio do corrente ano, em decorrência de falhas na manutenção operacional (que não é de responsabilidade da empresa).
Em ambas as ocasiões, a equipe de manutenção da Eletrobras Furnas realizou prontamente a inspeção e constatou a contaminação por óleo lubrificante nos motores devido à falta de manutenção preventiva por parte da tripulação, conforme relatório enviado à Prefeitura de Rio Claro. Segundo o fabricante dos motores, a substituição do óleo lubrificante e filtros deve ser efetuada a cada 250 horas e os motores estavam com 382 e 396 horas, o que inviabiliza o funcionamento da embarcação.
Os motores foram enviados para retífica e a empresa aguarda informações sobre os danos e prazo dos reparos.