Há alguns dias o Portal Onda Sul vem apurando o cadastramento dos novos bairros e consequentemente das ruas de Carmo do Rio Claro. A partir de uma consulta no GPS, principalmente para aplicativos de transporte, alguns locais ou não estão cadastrados, ou aparecem proximidades, mas não o endereço.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
O Portal Onda Sul ouviu alguns motoristas de aplicativos e para os que exercem a profissão, há momentos em que realmente é difícil trafegar em Carmo devido as ruas não serem “conhecidas” por causa dos novos bairros.
Embora o município esteja crescendo, abrindo diversos loteamentos e a construção civil acelerada, em alguns casos esses moradores continuam “invisíveis”, tudo por causa da falta desse cadastramento e a ausência dessa regularização. Há relatos que encomendas de compras feitas pela internet, não chegam até alguns locais da cidade.
O Plano de Contingência de Carmo do Rio Claro está desatualizado. Segundo a cópia do documento, adquirida na prefeitura nesta segunda-feira (29), o último arquivo publicado pertence ao ano de 2018. Sendo assim, há seis anos o município não realizou um novo documento. Nele, estão descritos todos os bairros, número de habitantes por bairros e diversas outras informações sobre o município e o seu funcionamento.
O Portal Onda Sul tenta um diálogo com a prefeitura de Carmo do Rio Claro para esclarecer sobre o fato, mas até o momento não obteve uma resposta concreta.
O que é Plano de Contingência?
O plano de contingência de um órgão público é um planejamento de caráter preventivo e alternativo. Ele tem a finalidade de atender determinado evento inesperado, como por exemplo o estado de calamidade pública. Identifica as ações necessárias para que o evento impacte o mínimo possível a oferta dos serviços à população.
O plano de contingência vai apontar, de maneira clara e concisa, as ações e também as responsabilidades para o enfrentamento do evento. Assim, esse documento deve orientar, organizar e dar as respostas necessárias para intervir, controlar e combater as consequências e impacto de determinado evento.
Essa ferramenta é imprescindível para efetivar as ações públicas que são de responsabilidade do município.
Planejar é uma escolha que pode representar para o município uma forma de conhecer os recursos existentes e utilizá-los da melhor maneira possível. É o planejamento que irá possibilitar a oferta da melhor atenção a fim de minimizar qualquer impacto social, sobretudo para as populações em situação de vulnerabilidade.