Com mais de cem dias sem chuva em grande parte de Minas Gerais, os casos de incêndio e as ocorrências na rede elétrica da Cemig aumentaram significativamente. No primeiro semestre deste ano, mais de 45 mil unidades consumidoras foram prejudicadas por queimadas, um aumento de 15,34% em relação ao mesmo período do ano passado.
?Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A tendência é que as queimadas se intensifiquem até o início do período chuvoso, em outubro, devido às altas temperaturas e baixa umidade. Em caso de incêndios, a Cemig (116) e o Corpo de Bombeiros (193) devem ser avisados o mais rápido possível. Vale destacar que todos podem denunciar a prática de queimadas ilegais, de maneira anônima, ligando gratuitamente para o telefone 181 (Disque Denúncia).
Os incêndios não só danificam equipamentos e estruturas, mas também ionizam o ar, causando curtos-circuitos e interrupções no serviço. A dificuldade de acesso aos locais das ocorrências torna o reparo das redes ainda mais complexo, podendo prolongar a falta de serviço para os clientes.
“Os equipamentos da rede elétrica, quando expostos às queimadas, têm seu funcionamento prejudicado. o que pode causar o desligamento de linhas de transmissão e distribuição e de subestações, bem como causar graves acidentes com pessoas que estão próximas a estas áreas”, explica o engenheiro Líder da Cemig, Matheus Amaral.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4