Em uma ação coordenada com a Prefeitura de Capitólio, a Eletrobras Furnas está colocando em prática uma série de ações emergenciais para recuperar a infraestrutura do município atingido pelo transbordamento do rio Piumhi. A empresa também trabalha junto aos órgãos municipais na assistência à população impactada pelas fortes chuvas na região.
Acompanhado do diretor de Engenharia da Eletrobras Furnas, Sidnei Bispo, o diretor de Operação e Manutenção e presidente em exercício da empresa, Francisco Arteiro, reuniu-se com autoridades locais na última terça-feira (17) e conheceu in loco as necessidades da população. “A Eletrobras Furnas é uma empresa atenta ao seu redor e comprometida com o bem-estar social. Fiz questão de vir à região para ver de perto a situação do município e propor ações de mitigação rápida dos efeitos causados pela enchente”, afirmou.
“Nós colhemos bons frutos hoje, através de reuniões e diligências com a Eletrobras Furnas, e vamos realizar nos próximos dias as ações e obras necessárias para a gente conseguir mitigar o reflexo do alagamento e escoar o acúmulo de água que existe na entrada da nossa cidade”, declarou o prefeito Cristiano Geraldo da Silva.
Uma das iniciativas é a recuperação do acesso de veículos leves a áreas do município, com a mobilização de máquinas e operários para a colocação de brita na estrada do Dique de Capitólio e em vias da região central da cidade.
A intervenção prevê utilizar 400 toneladas de brita. A empresa também trabalha para a contratação de equipamentos para a dragagem imediata do canal do rio Piumhi.
Paralelamente, serão feitas adequações técnicas nas bombas das estações elevatórias da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para garantir o funcionamento do sistema mesmo com nível d’água elevado.
A companhia também alugará uma ambulância para apoiar o atendimento dos órgãos de saúde municipais. E está adquirindo ração para os animais que foram transferidos do abrigo público.
Após a licença ambiental para a limpeza de parte do canal de refluxo do Rio Piumhi ter sido emitida em 6 de janeiro, a Eletrobras Furnas finalizou o processo de contratação da empresa responsável pelo serviço de dragagem, incluindo limpeza da vegetação. A execução da obra terá início no dia 1º de fevereiro.
Fonte: Jornal Folha Regional
