Hoje, 5 de abril, às 3h da madrugada, moradores de Alpinópolis revivem uma tradição histórica: a caminhada com a cruz do cruzeiro até a Serra da Ventania, uma prática que não acontecia desde 1959, ou seja, há 66 anos. O evento, que remonta a um marco cultural e religioso da cidade, reuniu a comunidade local em uma celebração de fé e devoção.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, é possível ver a multidão que participou da via-sacra. O trajeto, que teve uma extensão de aproximadamente 7,3 quilômetros, começou na porta da Igreja São Vicente, no centro de Alpinópolis, e seguiu em direção à Serra da Ventania, com a cruz carregada pelos participantes, recriando um momento simbólico de fé e resistência.
“Em 1959 eles carregaram essa cruz e colocaram lá, em um momento de fé e devoção. Com o passar do tempo, a cruz foi ficando pequena, porque várias vezes ela chegou a cair e algumas pessoas aqui da cidade reerguiam ela, até chegar em um momento que ela caiu e não teve como levantar novamente, porque ela ficou muito pequena. Mas juntou uma turma aqui e resolveu fazer uma ‘vaquinha’ e conquistar uma nova cruz e fazer o percurso novamente”, relatou Davi, um dos organizador, no dia em que comunicaram a data da procissão.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KRGqHmN6Zph0dxGiOF3GN7