Em 2023, o número de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil no Brasil recuou 14,6%, atingindo 1,607 milhão, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgados pelo IBGE. Esse é o menor valor desde o início da série histórica em 2016, resultado atribuído à melhora na economia e à ampliação do Bolsa Família.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A pesquisa revelou que a redução foi mais significativa entre crianças de 5 a 13 anos, com queda de 22,3%, e entre adolescentes de 14 a 17 anos, com diminuição de 10,5%. As regiões Norte e Nordeste ainda concentram o maior número de casos, mas todas as regiões do país registraram reduções no período.
A maioria das crianças e adolescentes em trabalho infantil está envolvida em atividades agrícolas, seguidas por comércio e reparação, e trabalho doméstico. As políticas públicas estão focadas em oferecer alternativas educacionais e programas de assistência social para essas famílias, buscando erradicar completamente o trabalho infantil.
Mesmo com a redução, ainda há 1,6 milhão de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil no país.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4