O Portal Onda Sul preparou uma análise matemática sobre o desempenhos dos prefeitos de Carmo do Rio Claro, Conceição da Aparecida e Alpinópolis, entre as eleições municipais de 2020 e 2024. No período de quatro anos, os coordenadores do Poder Executivo de cada município tiveram a oportunidade de colocarem os Planos de Governo em ação para representarem o povo. Vale ressaltar que em todas as três cidades os candidatos foram reeleitos (PSD, PL e PSB).
Carmo do Rio Claro
Filipe Carielo foi reeleito no último domingo (6), com 53.63% dos votos registrados nas urnas eleitorais. Ao lado de Tio Ézo, eles seguem o progresso na cidade. Desde o início da apuração, o candidato aparecia como o favorito ao cargo.
- Em 2020, sete candidatos ao cargo de prefeito dividaram a somatória dos votos. De certa forma, essas diversas opções de candidatos poderiam tornar a corrida eleitoral mais disputada, devido a repartição dos votos. Mesmo assim, Filipe Carielo obteve uma acentuada diferença de todos os outros candidatos, sendo 2.671 para o segundo colocado (João Paulo Castro Ferreira) e 4.925 para o último (Inacinho Dentista). Filipe foi eleito com 5.171 votos, representando 45,47% do total.
- Já em 2024, apenas quatro candidatos disputaram o cargo. Sendo dois deles, para a reeleição. Neste caso, as intenções de votos eram menores, na mesma proporção da cartela de representantes ao cargo no Poder Executivo. Foram 1.795 votos de diferença para o segundo colocado (Tião Nara) e 6.091 para o último colocado (Binho do Zé Maria). Filipe Carielo foi reeleito com 6.384 votos, representando 53,63% dos votos.
- No intervalo entre as eleições e analisados os quatro anos a frente da prefeitura de Carmo do Rio Claro, o número de admiradores do atual prefeito cresceu consideralvemente. Crescendo exponencialmente o número de apoiadores dele.
Alpinópolis
Rafael Freire também foi outro caso de reeleição na região. Ele é o único prefeito que assumiu o cargo representando o PSB na micrroregião.
- Em 2020, Rafael teve uma vitória consideralvemente apertada sobre Guilherme, o segundo colocado. A diferença entre eles foi de apenas 489 votos. A preferência pelo então prefeito, foi de 5.044 eleitores, contra 4.555 do segundo lugar. Já a diferença para o último colocado (Zé Acácio) foi de 2.963. Rafael assumiu a prefeitura de Alpinópolis com 43,18% do votos.
- Em 2024, a realidade foi outra. Rafael Freire estava na disputa apenas com outra pessoa, Maysa do Feijãozinho. A diferença de votos entre eles foi maior, 2969 votos, dando o prefeito uma margem de favoritismo grande. Neste caso, ele foi reeleito com 62,28% dos votos.
- O prefeito aumentou a porcentagem entre os anos de trabalho, consequentemente crescendo o número de eleitores, diminuindo os indecisos.
Conceição da Aparecida
Já em Conceição da Aparecida além dos números serem bem diferentes das outras duas cidades mencionadas, há uma curiosidade com relação a eleição de um dos vereadores.
- Em 2020, eram três os candidatos a prefeito na cidade. Com os três candidatos bem votados, Tonhão sobressaiu na porcentagem e assumiu o cargo. A diferença do prefeito para o segundo colocado (Niltão do Ônibus) foi de mais de 2000 votos.
- Mesmo sendo reeleito em 2024, a disputa eleitoral entre ele e o outro candidato Ruberval Belezera foi mais acirrada. Contrariando o resultado das outras cidades observadas (Carmo e Alpinópolis). Tonhão foi reeleito com 3.828 votos, contra os 2.759 de Ruberval. A diferença entre eles foi de 1069 votos, em porcentagem, 58,11% dos votos.
- Tonhão provavelmente estabilizou seus apoiadores dentro do período de trabalho até as eleições 2024.
- A eleição do vereador Niltão do Ônibus pode representar um possível candidato a prefeito nas eleições futuras. Em ambas as eleições, tanto 2020 para prefeito quanto para vereador nesta eleição, evidenciam uma alta popularidade.
De forma geral, Carmo do Rio Claro e Alpinópolis conseguiram diminuir o número de indecisos, aumentando a popularidade conforme os anos de trabalho entre 2020-2024. Em Conceição da Aparecida, de forma menos marcante, o mesmo também foi observado.