Alunos da Escola Estadual São José, da cidade de Passos, descobriram uma cápsula do tempo enterrada em 1959. A descoberta ocorreu durante o levantamento da história da escola, inaugurada em 1964.
De acordo com o diretor da escola, Fabiano Amorim Costa, a cápsula contém recortes de jornais da época, como O Sudoeste e Gazeta de Passos. Além disso, alguns bilhetes também estavam guardados.
O trabalho visa resgatar e preservar a memória da instituição ao longo dos 60 anos de atividades na cidade de Passos. A cápsula foi encontrada devido a uma reforma que está sendo feita no centro de pastoral, local em que a instituição funcionou inicialmente até a construção da sede própria.
De acordo com o Clic Folha, da Folha da Manhã, a pedra fundamental da escola foi lançada em 1959. Até a inauguração, em 1964, a escola funcionava em uma casa na esquina da Avenida Paulo Esper Pimenta com a Rua Buenos Aires.
Inicialmente, funcionava apenas com as séries iniciais, passando a receber turmas de ensino fundamental 2 e ensino médio. Depois, a escola mudou-se para a sede própria no início da rua Ipatinga, onde hoje funciona o Centro de Pastoral da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima – local onde foi encontrada a cápsula do tempo.
Atualmente, a escola funciona no prédio inaugurado em 1974, na rua Leopoldina.
Fonte: Clic Folha
