No último mês, 705 novas empresas foram constituídas nos 27 municípios da região, representando um crescimento de 28,42% em comparação com setembro de 2023, quando foram registradas 549 novas aberturas. Esses números foram divulgados pela Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), responsável pelo registro de constituição, fusão e extinção de empresas em todo o estado.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
De acordo com o painel da Jucemg, 18 municípios da região apresentaram um aumento no número de empresas abertas em relação ao mesmo período do ano anterior. Um dos destaques foi o município de Bom Jesus da Penha, que registrou uma impressionante alta de 500%. Em setembro de 2023, foi aberta apenas uma empresa na cidade, enquanto no mesmo mês de 2024, o número saltou para seis. Fortaleza de Minas e Jacuí também mostraram crescimento expressivo. Em Fortaleza de Minas, quatro empresas foram abertas em setembro de 2024, comparado a nenhuma no mesmo período do ano anterior. Já em Jacuí, o número subiu de quatro para nove empresas, representando um aumento de 125%.
O município de Passos, que lidera a região em termos de volume, formalizou a abertura de 220 empresas no último mês, um aumento de 47,65% em relação a setembro de 2023, quando 149 novos negócios foram registrados. São Sebastião do Paraíso também registrou crescimento, com um aumento de 16,09% — passando de 87 novas empresas em 2023 para 101 em 2024. Em Piumhi, 63 novas empresas foram abertas em setembro de 2024, um aumento de 23,53% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 51 novos estabelecimentos.
Por outro lado, quatro municípios da região apresentaram queda no número de aberturas. São Roque de Minas registrou uma redução de 25%, com nove novas empresas em setembro de 2024, em comparação com 12 no mesmo mês de 2023. Já os municípios de Carmo do Rio Claro (25 empresas), Claraval (quatro), Doresópolis (duas), São José da Barra (15) e Vargem Bonita (duas) mantiveram os mesmos números de aberturas em ambos os períodos analisados.
O Painel Interativo do Jucemg considera, para fins estatísticos, empresas com diferentes naturezas jurídicas, como Cooperativa, Eireli, Empresário Individual, Sociedade Anônima (SA) e Sociedade Empresária Ltda, abrangendo desde grandes empresas até microempreendedores individuais (ME).