O Governo de Minas lançou nesta semana o programa Filhos de Minas, iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) para reduzir a mortalidade materno-infantil no estado. O vice-governador Professor Mateus apresentou as diretrizes do projeto durante o Conexão Minas Saúde 2025, evento realizado no Minascentro, em Belo Horizonte.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
O principal objetivo dos Filhos de Minas é incentivar a adesão das gestantes ao acompanhamento pré-natal na rede de Atenção Primária à Saúde e a manterem o calendário vacinal em dia. Uma das ações prevê a distribuição de kits de enxoval para gestantes em situação de vulnerabilidade social, contendo itens essenciais para o conforto e proteção do bebê, como bolsa, cobertor, macacões curtos, macacões longos, bodies, culotes, casaquinho com capuz, kits de meias e toalha com capuz.
Em 2025, serão distribuídos 38.760 kits, com um investimento de R$ 12,5 milhões. Esses itens serão entregues a gestantes beneficiárias do programa Bolsa Família que realizarem pelo menos cinco consultas pré-natais em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) até a 28ª semana, ou ao menos sete consultas ao longo da gestação, além de estarem com a vacinação em dia.
Distribuição
O controle das beneficiárias dos Filhos de Minas é feito pelos municípios, que deverão seguir as diretrizes de execução e prestação de contas estabelecidas pela SES-MG. A previsão é que os primeiros kits sejam entregues a partir de maio. Todas as prefeituras podem aderir ao programa Filhos de Minas, de forma voluntária, mediante assinatura de um termo de compromisso, ao longo do mês de fevereiro.
A meta é diminuir a Razão de Mortalidade Materna (RMM) até 2027, passando de 40 a cada 100 mil nascidos vivos para 30 a cada 100 mil nascidos vivos e, no mesmo período, reduzir a mortalidade infantil de 11,4 a cada 1 mil nascidos vivos para 9,9 a cada 1 mil nascidos vivos.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KRGqHmN6Zph0dxGiOF3GN7