A Vigilância em Saúde de Carmo do Rio Claro, em parceria com a Secretaria de Agropecuária e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), intensificou as ações de prevenção e controle da raiva animal no município. A principal medida adotada foi o monitoramento e a identificação de colônias de morcegos hematófagos, transmissores do vírus da raiva. A ação visa reforçar a importância da vacinação dos rebanhos para evitar a propagação da doença.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Atualmente, o município já confirmou cinco casos de raiva animal: dois em bovinos e três em equinos. Além disso, há casos suspeitos que estão em análise. Para enfrentar o problema, uma reunião realizada nesta quarta-feira (22) entre representantes do IMA, da Prefeitura e dos produtores rurais discutiu estratégias para uma campanha de conscientização sobre a importância da vacinação contra a raiva.
O coordenador regional do IMA, Wladimir Ferreira Fadini, fez um alerta à comunidade rural: “O produtor que não realizou a imunização de seus animais contra a raiva no ano passado e também não fez neste ano, que faça a vacinação para que a gente possa ter o controle efetivo da doença”, destacou.
A medida é essencial para garantir a saúde do rebanho e evitar a propagação da raiva, que pode afetar não apenas os animais, mas também colocar em risco a saúde pública. A Prefeitura e o IMA reforçam a importância da conscientização e do compromisso dos produtores na vacinação de seus animais, já que a prevenção é a chave para o controle da doença.
Fonte/Prefeitura de Carmo
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/KRGqHmN6Zph0dxGiOF3GN7