A Prefeitura de Guapé divulgou nesta quarta-feira, 8, um levantamento sobre a situação da frota de veículos municipais. Conforme apontou a administração, oito veículos e maquinários estariam parados e sem utilidade desde 2024, além de identificar que o município não tem nenhuma retroescavadeira em funcionamento.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Segundo a prefeitura, o objetivo do levantamento foi identificar os problemas referente à frota municipal, dar transparência à população, planejar reparos e recuperar a capacidade operacional de máquinas e de automóveis essenciais para o atendimento à população.
A prefeitura informou ainda que, durante a verificação, foram encontrados diversos veículos parados por períodos prolongados devido a falhas mecânicas ou falta de manutenção.
Conforme o levantamento, uma carregadeira estaria parada desde outubro de 2024; uma motoniveladora parada desde novembro de 2024; um caminhão pipa parado desde agosto de 2024; um carro Fiat Doblo parado desde novembro de 2024; dois caminhões parados, sendo um desde agosto e outro desde novembro de 2024; um ônibus escolar parado desde janeiro de 2023; um carro Renault Sandero parado desde dezembro de 2024.
O levantamento apontou ainda que, atualmente, o município não dispõe de retroescavadeira em funcionamento, sendo necessária a aquisição de, ao menos, uma unidade.
Para o prefeito interino, Randerson Ribeiro, a situação, identificada pela nova gestão, reflete desafios acumulados e aponta a falta da “fase de transição” entre a gestão anterior.
“Já estamos tratando como prioridade essa situação para garantir que os serviços públicos não sejam prejudicados. A administração municipal já deu início a um diagnóstico técnico para entender as necessidades específicas de cada veículo e o custo envolvido em sua recuperação”, destaca.
Segundo Randerson, neste primeiro momento foram encontrados veículos e máquinas essenciais ao município parados há meses e anos. “Estamos empenhados em restabelecer o pleno funcionamento da frota o mais rápido possível”, ressaltou o prefeito interino.
A Prefeitura de Guapé reafirmou o compromisso com a transparência e a responsabilidade na gestão pública. “Informações sobre o andamento das manutenções e os custos envolvidos serão disponibilizadas periodicamente, reforçando o compromisso com a eficiência no uso de recursos públicos”, informa a administração.