Na última sexta-feira, 6 de dezembro, o perfil oficial da Escola Estadual Monsenhor Mário Araújo Guimarães, em Carmo do Rio Claro, foi invadido por hackers.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Os invasores utilizaram a conta para publicar um vídeo e uma mensagem solicitando doações financeiras para uma suposta família em situação de vulnerabilidade.
A publicação fraudulenta descreve um incêndio que teria destruído a casa e os meios de sustento da família, apelando para que seguidores façam doações em dinheiro. A mensagem dá a entender que a escola estaria organizando a campanha, mas trata-se de um golpe.
Atenção: é um Golpe
Os seguidores do perfil são orientados a não realizar qualquer doação e a denunciar imediatamente a conta ao Instagram. As ações podem ajudar na recuperação do perfil e evitar que mais pessoas sejam enganadas.
Cuidados em Campanhas Online
Golpes como esse reforçam a importância de verificar a autenticidade de pedidos de doações em redes sociais. Recomenda-se entrar em contato direto com as instituições supostamente envolvidas para confirmar a veracidade das campanhas.
A denúncia do perfil é essencial para impedir que mais pessoas sejam prejudicadas.