Nos dias 3 e 4 de dezembro, o Sindicato dos Produtores Rurais de Carmo do Rio Claro em parceira com o SENAR MG, realizaram o curso de primeiros socorros para profissionais da área da Educação. O curso, coordenado pela enfermeira e instrutora do SENAR, Cinthia Assunção, trouxe embasamento teórico-prático para os membros das escolas municipais e estaduais.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
O objetivo central do curso é capacitar professoras, monitoras e motoristas para situações de urgência e emergência, afim de garantir a segurança dos alunos. Essa estratégia tornou-se obrigatória em razão da aprovação da Lei Lucas (nº 13.722/2018), que narra uma fatalidade ocorrida em setembro de 2017, durante um passeio escolar na cidade de Campinas.
Além de toda a experiência adquirida por meio dos pilares que constituem os primeiros socorros, os alunos puderam praticar em bonecos específicos e uns aos outros, as manobras de salvamento ensinadas pela profissional Cinthia Assunção. Entre as técnicas aprendidas estão: observação dos sinais vitais, técnicas para o desengasgo, entre outras.
Os integrantes do curso também aproveitaram para dúvidas pessoais e dividir conhecimentos com relação a escola e a saúde das crianças/alunos.
LEI LUCAS
- A capacitação deve ser realizada por profissionais da área da saúde.
- O treinamento deve ter no mínimo 4 horas e ser renovado anualmente.
- Pelo menos um funcionário de cada instituição deve ser capacitado.