O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), intensifica a vacinação contra a coqueluche a partir desta segunda-feira, 02, até 31 de março de 2025.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A ação visa proteger públicos que lidam diretamente com grávidas, recém-nascidos e crianças de até três meses que ainda não foram vacinadas. Serão disponibilizadas mais de 220 mil doses da vacina dTpa para os 853 municípios mineiros.
O público-alvo da campanha inclui profissionais de saúde pública e privada, doulas e trabalhadores de berçários e creches que cuidam de crianças até quatro anos de idade. Para se vacinar, os profissionais devem apresentar documento de identificação e comprovação de atuação à unidade de saúde. A campanha busca prevenir casos graves de coqueluche e reduzir óbitos por essa doença imunoprevenível.
De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), em 2024 foram notificados 991 casos suspeitos de coqueluche, com 439 confirmados e dois óbitos. A vacina é fundamental para prevenir a coqueluche, especialmente em crianças de até seis anos, e a meta de cobertura vacinal é de 95%. Entre janeiro e agosto de 2024, a cobertura vacinal no estado chegou a 87,6% para a vacina pentavalente e 87,62% para a vacina DTP. A vacina dTpa para gestantes alcançou 94,02% de cobertura vacinal.
A coqueluche é uma doença transmitida por contato direto com gotículas de saliva de uma pessoa infectada. Os sintomas incluem coriza, febre leve e tosse que pode evoluir para uma tosse severa e persistente. A vacinação é essencial para evitar a transmissão e proteger a saúde pública.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KRGqHmN6Zph0dxGiOF3GN7