A partir de dezembro, os consumidores de energia elétrica terão alívio na conta de luz, com a adoção da Bandeira Tarifária Verde, conforme anunciou a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) nesta sexta-feira (29).
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A mudança, que vem após o período de bandeira amarela em novembro, ocorre devido à melhora significativa nas condições de geração de energia no Brasil. Com isso, será suspensa a cobrança adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.
A medida vale para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional. Nos últimos dias, o aumento das chuvas favoreceu a geração de energia hidrelétrica, que possui custo de geração inferior ao das fontes termelétricas, mais utilizadas quando os reservatórios estão com níveis baixos.
O diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, destacou que o sistema de bandeiras tarifárias tem se consolidado no Brasil como uma forma democrática de informar a sociedade sobre o consumo eficiente e o custo da energia elétrica.
A bandeira verde esteve em vigor de abril de 2022 a julho de 2024, sendo substituída por bandeiras amarela, vermelha (em dois patamares) e, novamente, amarela em novembro deste ano.