A UNIFAL-MG inaugurou, na última quinta-feira, o Estúdio de Pilates PILISA: Pilates para a Longevidade, Inclusão e Saúde. O espaço é destinado à promoção da saúde e bem-estar de idosos, oferecendo práticas inclusivas para pessoas da terceira idade.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
O estúdio foi idealizado pela coordenação do Programa de Extensão UNATI, professores e coordenadores do projeto Mat Pilates Unati, e foi viabilizado por recursos da Emenda Parlamentar nº 39760004 – RP-6, concedida pelo deputado federal Emidinho Madeira.
A iniciativa tem como objetivo melhorar a flexibilidade, força muscular e equilíbrio dos participantes, com prioridade para aqueles em situação de maior vulnerabilidade social. A pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura, Profª. Giovana Martins, destacou a importância de expandir as turmas para atender o maior número possível de pessoas.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de representantes da universidade e da comunidade, e foi um marco importante para a capacitação dos alunos de Fisioterapia e a pesquisa acadêmica.
O Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) da UNIFAL-MG, ativo desde 2000, oferece diversas ações de extensão para pessoas com 45 anos ou mais, com apoio de docentes, discentes e voluntários de cursos como Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem. O programa promove a saúde física, mental e social dos participantes por meio de cursos, workshops e orientações.
O projeto Mat Pilates, parte do UNATI, oferece Pilates com equipamentos e Mat Pilates, visando reduzir o sedentarismo e melhorar a funcionalidade e qualidade de vida dos idosos. Também proporciona experiência prática e formação ética aos alunos, incentivando a atuação socialmente transformadora.
Alinhado ao Planejamento Estratégico da Universidade (PDI) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o UNATI promove bem-estar, educação de qualidade, trabalho decente e parcerias.
Para saber mais, acesse o perfil do Instagram do programa.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KRGqHmN6Zph0dxGiOF3GN7