A Cemig iniciou operações da Subestação Pouso Alegre 3 na última quinta-feira (31), trazendo um aumento significativo na oferta de energia para Pouso Alegre, Congonhal e São Sebastião da Bela Vista.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
O novo empreendimento faz parte de um plano de investimentos estratégicos, projetado para atender melhor a crescente demanda e fortalecer a infraestrutura elétrica da região, que beneficia diretamente cerca de 200 mil pessoas.
Segundo Marney Tadeu Antunes, Vice-Presidente de Distribuição da Cemig, a subestação tem capacidade para abastecer aproximadamente 50 mil residências, o que representa um aumento de 50% na oferta de energia em Pouso Alegre. Esse avanço impulsiona o comércio e a indústria locais, fomentando a geração de emprego e renda.
A Cemig já tem em andamento um plano de investimentos que somam R$ 260 milhões na região, incluindo novas subestações, linhas de alta tensão e ampliação de redes. Entre as futuras instalações estão as subestações Pouso Alegre 5 e Cachoeira de Minas 1, previstas para 2025 e 2026, além da interligação com a subestação Itajubá 3, ampliando ainda mais a confiabilidade do sistema elétrico.
Expansão e Tecnologia de Ponta
As novas subestações possuem estrutura modular híbrida, com alta capacidade de fornecimento e confiabilidade. Com tecnologia de ponta, cada uma conta com duas entradas de linha de distribuição de 138 kV, 12 saídas de alimentadores em média tensão e 50 MVA de capacidade de fornecimento, assegurando o suporte necessário ao crescimento contínuo de Pouso Alegre e região.