O crescente uso de drones na agricultura motivou a abertura de uma revenda desses equipamentos em Passos, a primeira a também oferecer assistência técnica especializada. Representante autorizada dos drones XAG, a Agrotimize Agricultura de Precisão comercializa os equipamentos e dá suporte pós-venda completo para produtores rurais e empresas de serviços agrícolas, incluindo o treinamento para operação do drone.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
“Os ganhos de eficiência com as aplicações por drone são comprovados. Devido à precisão na distribuição dos defensivos e fertilizantes na lavoura, o consumo de insumos é menor, sem desperdício, gerando economia para o produtor”, afirma Marcelo Cassoli, um dos sócios da empresa, que atua nas operações.
Cassoli acrescenta a vantagem de sobrevoar a lavoura mesmo em épocas de chuva, o que já se torna um impeditivo para equipamentos terrestres, que atolam, amassam as plantas e compactam o solo. “O benefício de fazer os tratos culturais com o drone na hora certa, sem danificar as plantas e o solo, com certeza aumenta a produtividade. É só fazer as contas”, explica.
Sustentabilidade
Ao otimizar o uso de insumos agrícolas, o uso do drone contribui para reduzir o impacto ambiental. A aplicação de defensivos e fertilizantes de forma mais precisa evita o desperdício de produtos químicos e reduz a contaminação do solo e dos recursos hídricos. Além disso, a aplicação com drone utiliza menos água que os pulverizadores terrestres.
Os drones também realizam mapeamento de imagem das áreas para identificar pragas, doenças e plantas invasoras nas lavouras, possibilitando a aplicação apenas onde é necessário. O uso do drone e as técnicas de agricultura de precisão tornam as práticas agrícolas mais sustentáveis e eficientes.
Projeções do setor
Conforme divulgado pela empresa de serviços para comércio exterior LogComex, o crescimento das vendas de drones no Brasil está sendo impulsionado por mudanças na política tributária, como a isenção de impostos para a importação, o que facilita o acesso a essas tecnologias avançadas.
O número de drones agrícolas no país aumentou 375% em 2023, com mais de cinco mil unidades em operação. Em 2024, segundo dados coletados pela Logcomex, as quatro principais NCMs (Nomenclatura Comum do Mercosul) tiveram um crescimento de 77% no acumulado de janeiro a julho.
O portal da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informa que há 168 mil drones registrados no Brasil, dos quais 6.322 são para pulverização e aplicação de outros insumos na agricultura, conforme registros até março deste ano.
Globalmente, o mercado de drones agrícolas está em plena expansão e deve atingir um valor superior a R$ 23 bilhões até 2029, conforme estudo da Mordor Intelligence. Este montante representa mais que o dobro da estimativa para 2024, que é de cerca de R$ 11 bilhões.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4