O número de vítimas de feminicídio consumado em Minas Gerais caiu 23,9% de janeiro a setembro deste ano, passando de 142 para 108 vítimas em comparação com o mesmo período de 2023.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Os dados, menores também em relação a 2022 (129 vítimas), foram divulgados pelas forças de segurança do Estado em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 16 de outubro.
A redução nos casos de violência doméstica em geral foi de 1,68%, com 1.901 registros a menos nos nove primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado (de 113.097 para 111.196 registros). Esses números indicam uma estabilização na ocorrência desses casos.
O Governo de Minas Gerais desenvolve e estimula políticas permanentes e integradas de combate à violência contra a mulher, com ações de auxílio às vítimas e prevenção de casos enquadrados na Lei Maria da Penha, para impedir ocorrências de feminicídio.
Monitoramento de Homens Agressores
Minas Gerais é um dos primeiros estados a implantar o monitoramento 24 horas de agressores punidos pela Lei Maria da Penha, coordenado pela Sejusp e realizado pela Polícia Penal. Usando tornozeleiras eletrônicas para os agressores e dispositivos móveis para as vítimas, a Polícia Penal consegue acionar a Polícia Militar em casos de aproximação. Entre janeiro e outubro de 2024, foram monitoradas 1.153 pessoas, superando o total de 952 monitorados em 2023.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4