As chuvas ajudaram o nível do Ribeirão Bocaina, em Passos, aumentar. Mas, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) continua pedindo a população economia na hora de usar a água.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
O Saae planeja algumas obras para contornar o problema de abastecimento de água que a cidade de Passos enfrentou há algumas semanas. A vazão do Ribeirão Bocaina chegou a 800 litros por segundo durante a estiagem dos últimos meses e uma das três bombas utilizadas para a captação de água precisou ser desligada.
Nos últimos dias, a reserva voltou a 5 mil litros por segundo. Para o Saae, essas obras deverão ajudar a manter o nível de água no município, entre essas obras estão a adutora ligando a água do Rio Grande para a Estação Antônio Porto. O prazo para a conclusão dessas obras é para o próximo ano. Essa estação abastece 62% da cidade e depende exclusivamente do Manancial do Bocaina.
Para economizar água, você pode:
- Fechar a torneira: Feche a torneira quando não estiver usando a água, como ao escovar os dentes, lavar o rosto ou as mãos.
- Verificar vazamentos: Verifique se há vazamentos na torneira, goteiras ou manchas na parede. Se suspeitar de vazamento, feche o registro e chame um encanador.
- Trocar a descarga: Troque a descarga de válvula tradicional pela de duplo acionamento.
- Lavar o carro com balde: Use um balde em vez de uma mangueira para lavar o carro.
- Tomar banhos curtos: Tente tomar banhos curtos.
- Lavar a louça: Antes de abrir a torneira, retire os resíduos com um guardanapo ou toalha de papel.
- Usar água da chuva: Use água da chuva para molhar as plantas, de preferência no horário da manhã ou noite.
- Ecolavagem: Use a ecolavagem para lavar o carro, que deixa o veículo limpo e protegido com menos de um litro de água.