Com o lema “Sendo Berço de Vocação, Caridade e Tradição”, a Paróquia de São Sebastião celebra 200 anos de história em Alpinópolis. As festividades, que começaram na última quinta-feira, 10, e se estendem até domingo, 13, incluem missas, a inauguração de um monumento e apresentações culturais de escolas e grupos de terno e congo.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Neste sábado, 12, a paróquia programou diversas missas: às 6h30 na gruta, uma celebração especial para crianças às 10h e, às 19h, uma missa com a presença de padres convidados e dos ternos de congo locais. No domingo, 13, as festividades continuam com uma missa às 7h, seguida da bênção aos participantes do folclore. Às 14h, uma carreata percorrerá as ruas da cidade com o Andor de São Sebastião, finalizando com um terço às 17h15 na igreja matriz.
Às 18h, a missa solene em honra ao bicentenário será presidida pelo bispo diocesano, dom José Lanza Neto. Após a celebração, haverá a inauguração de um monumento alusivo aos 200 anos da paróquia, acompanhada de um show pirotécnico e da apresentação da Banda de Música da Polícia Militar.
Durante os dias de festividades, a Praça da Partilha contará com barracas oferecendo comidas e bebidas, proporcionando um ambiente festivo e acolhedor.
O pároco Reginaldo da Silva destaca a importância da participação dos fiéis: “Convido todos a se unirem a nós nas comemorações deste ano jubilar. Estamos celebrando 200 anos da Paróquia de São Sebastião, com um tríduo preparatório e missas conduzidas por padres convidados”.
Ele ressalta: “Uma grande festa está programada para domingo, com carreata, terço e missa campal, se o tempo permitir, além do descerramento da placa comemorativa. Que São Sebastião abençoe nosso município e que esta paróquia continue a ser um exemplo de tradição, vocação, fé e religiosidade”.
As comemorações do bicentenário tiveram início com uma missa especial, lançamento da revista “Bicentenário Paroquial” e a abertura de um museu dedicado à história da paróquia.