Uma pesquisa realizada pela UNIFAL-MG detectou níveis elevados de fungicidas triazois na urina de agricultores do sul de Minas Gerais, revelando alterações celulares e hormonais significativas.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A conclusão aponta para a necessidade de estabelecer limites de exposição a esses agrotóxicos para proteger a saúde dos trabalhadores rurais. A pesquisa destacou a falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados e de treinamento entre os agricultores, aumentando os riscos à saúde.
Também foi observada a falta de conhecimento sobre os efeitos adversos dos fungicidas, reforçando a necessidade de campanhas de conscientização e políticas públicas mais rigorosas.
Intitulada “Avaliação do risco da exposição humana aos fungicidas triazóis no Sul de Minas Gerais: conectando biomonitoramento e toxicologia”, a pesquisa foi coordenada pela toxicologista Isarita Martins Sakakibara, pesquisadora e professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), e desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) pelos pesquisadores Luiz Paulo de Aguiar Marciano e Luiz Filipe Costa.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4