Na manhã dia 10 de outubro, a Polícia Civil de Minas Gerais participou da “Caminhada Pink Day” em Guaxupé com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância do Outubro Rosa. Este movimento, que acontece anualmente em todo o mundo, visa alertar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, uma das doenças que mais afetam mulheres.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A caminhada contou com a presença das policiais civis da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – DEAM, Secretaria Municipal de Saúde Municipal, autoridades locais e integrantes da comunidade. Durante o evento, foram distribuídos brindes doados pelo comércio e reforçou em todo o percurso a importância sobre os cuidados com a saúde da mulher, destacando a importância de exames regulares, como a mamografia e autoexame, além de realçar a atuação do Programa “Chame a Frida”, canal de comunicação com a DEAM para atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
Segundo a Delegada titular da DEAM, Dra. Mireli Mafra, “o Outubro Rosa não é apenas uma campanha de conscientização; é um chamado à ação. A participação da Polícia Civil em eventos como este reforça o compromisso das instituições com o bem-estar da sociedade e a promoção de campanhas educativas. Além disso, promove uma abordagem integrada e eficaz para o combate à desinformação”.
De acordo com Dr. Fabiano Roberto Gonçalves, Delegado Regional, “a caminhada em Guaxupé, com a participação expressiva da comunidade, demonstrou que a mobilização social é fundamental para transformar a realidade e salvar vidas. A iniciativa, que aliou diversão e educação, é um lembrete de que todos têm um papel a desempenhar na luta contra o câncer de mama, e que a informação é a melhor ferramenta no tratamento e na prevenção desta doença. A Polícia Civil reafirma seu compromisso em apoiar causas sociais e de saúde pública, sempre buscando promover um futuro mais saudável para todos”.