Considerando os eleitos ao cargo no Poder Executivo na região, a sigla com mais candidatos eleitos foi o Partido Social Democrático (PSD), com oito prefeitos, sendo sete reeleitos (Carmo do Rio Claro, Alterosa, Jacuí, Passos, Piumhi, Pimenta e São Sebastião do Paraíso).
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A exceção foi em São Tomás de Aquino, com a vitória de Daniel Tineca, que conquistou o cargo pela primeira vez, com 2.941 votos (63,26%). Tineca é o atual vice-prefeito do munícipio e foi eleito vereador na eleição de 2016.
Atrás do PSD, aparecem o Partido Liberal (PL) com seis prefeitos eleitos (Conceição da Aparecida, Capitólio, Ibiraci, Itamogi, Nova Resende e Pratápolis), PSDB (Guapé, Monte Santo de Minas e Vargem Bonita), União Brasil (Bom Jesus da Penha, Itaú de Minas e São Roque de Minas) e Avante (Areado, Boa Esperança e Claraval) que conquistaram três prefeituras cada.
O Cidadania (Capetinga e Cássia), Solidariedade (Doresópolis e São João Batista do Glória), PT (Alfenas e Poço Fundo) e PP (Machado e Ilicínea), tiveram dois candidatos vencedores.
Os partidos que tiveram apenas um candidato eleito nas prefeituras são: PSB (Alpinópolis), MDB (Delfinópolis), Republicanos (São José da Barra) e PDT (Fortaleza de Minas).