No domingo (6) acontecem as eleições municipais em todo o território nacional. O Portal Onda Sul entrou em contato com Luciano Silva Bento, chefe do Cartório Eleitoral de Carmo do Rio Claro e Conceição da Aparecida para esclarecer alguns pontos sobre o andamento das eleições e o dia da apuração dos votos.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Ao todo, Carmo do Rio Claro recebeu o total de 57 urnas de seções. São seis seções na zona rural e 51 na cidade. Além disso, há sete urnas reservas, para eventual troca, caso necessário. Já em Conceição da Aparecida, 25 urnas serão enviadas para a cidade e outras três ficarão de reserva.
Luciano também comentou sobre a disposição do transporte da zona rural para a votação. Segundo ele, a rota oficial do transporte de eleitores seguirá as linhas mestras, ou seja, não seguirá estradas adjacentes. Sendo assim, o transporte gratuito fará o mesmo percurso das linhas escolares do município. O transporte começará a ser efetuado às 7h e seguirá durante todo o dia.
O horário de votação começará às 8h, com encerramento previsto para as 17h. Luciano pontuou que, aqueles que estiverem na fila por volta das 17h, poderão votar normalmente. Para o voto; é necessário qualquer documento oficial com foto. O eleitor pode carregar um broche, adesivo pequeno, entre outros objetos, desde que seja uma manifestação SILENCIOSA.
Com relação aos crimes eleitorais, os eleitores devem ficar atento a boca de urna, transporte irregular de eleitores, e o tumulto durante os trabalhos eleitorais (gritos, xingamentos, agressões, sinais de embriaguez), principalmente devido a negativa de Lei Seca neste ano.
Luciano também esclareceu outro ponto importante, sobre a adesão à biometria, veja na reportagem. Vale ressaltar que o eleitor pode acessar os locais de votação pelo celular. No aplicativo da Justiça Eleitoral, o e-Título, e o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é possível verificar a zona e a seção eleitoral.