A Cemig e a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) realizam, nesta semana, a premiação dos estudantes do Sul de Minas vencedores da etapa regional do 13º Concurso Nacional de Desenho, Redação e Vídeo sobre segurança no uso da eletricidade. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre os riscos de acidentes de origem elétrica e criar multiplicadores para disseminar o tema na sociedade.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Na categoria Desenho 1, a vencedora foi Alícia Manuella Ludgero da Silva, da Escola Municipal Professor Rafael Magalhães, de Itajubá. O desenho de Alícia foi vice-campeão na etapa nacional do Concurso. A aluna foi homenageada em evento realizado nesta segunda-feira, 30, com a participação de representantes da Cemig, da Abracopel e da Secretaria Municipal de Educação.
A campeã da categoria Desenho 2 também é da região: Monique Souza Félix, da Escola Municipal Luiz de Mello Viana Sobrinho, da cidade de Paraguaçu.
O Técnico de Segurança do Trabalho da Cemig, Eustaquio do Nascimento Amorim, destaca que a premiação em Itajubá é fruto do trabalho de conscientização realizado pela companhia durante o ano todo. “Estivemos presentes nesta escola, conversando com estes alunos. É incrível ver que muitas das frases inseridas nos desenhos inscritos no concurso foram ditas durante a nossa palestra. Eles realmente prestaram atenção e aprenderam sobre os perigos da eletricidade” – revela.
Segundo Antônio Cesar Lima Santos, gerente de Segurança do Trabalho da Cemig, a participação em todas as edições do Concurso, desde seu lançamento em 2012, reforça o compromisso da companhia de tratar a segurança como valor inegociável. “Quando incentivamos crianças e adolescentes a refletirem sobre o tema, estamos formando uma geração de pessoas comprometidas com a segurança e conscientes dos riscos associados ao uso da eletricidade. Isso é fundamental para garantir um futuro sem acidentes e os impactos sociais negativos que eles podem acarretar”, afirma.
Nesta 13ª edição, foram cinco mil trabalhos inscritos na área de concessão da companhia, nas 3 categorias: Desenho, Redação e Vídeo. “Um ponto interessante na premiação deste ano é que somente meninas foram premiadas. É a primeira vez em 13 anos que isso acontece” – revela o especialista da Cemig.
Para o Engenheiro Edson Martinho, diretor executivo da Abracopel, o projeto tem um cunho totalmente ligado à responsabilidade social, pois ao conscientizar toda a sociedade dos riscos que a eletricidade oferece, pode contribuir para reduzir os acidentes de origem elétrica, consequentemente reduzindo as mortes desta natureza. “A Cemig compreende a necessidade de estar junto deste projeto desde o início e colhe frutos juntamente com a Abracopel. Cada criança conscientizada multiplica por seis a informação da eletricidade segura. Nestes 13 anos de parceria, certamente milhares de mineiros tiveram suas vidas preservadas” – afirma.
Outros trabalhos premiados no estado:
Vencedora da etapa regional na categoria Vídeos, a aluna Cristina Rodrigues Vasconcelos, do Colégio Santa Maria Minas, da cidade de Nova Lima, também alcançou a segunda posição na etapa nacional do Concurso. Nas categorias Redação 1 e 2, destacaram-se alunas da região oeste: Lara Carvalho Santos – estudante de Divinópolis, e Laisa Lena Silva de Brito, de Nova Serrana.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4