Devido ao período seco, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) em Formiga (MG) divulgou, em suas redes sociais, que é proibido o desperdício de água, de acordo com a Lei Municipal nº 5.523 de 12 de junho de 2020.
A autarquia pede à população que evite lavar calçadas, pátios, vidraças, carros e ruas, e informou ainda sobre a escassez de água nos mananciais de abastecimento.
Mesmo com a crise hídrica, com falta de água em alguns bairros de Formiga, é possível perceber, diariamente, usuários utilizando mangueira com água tratada deliberadamente lavando calçadas e irrigando de jardins e gramados sem qualquer consciência com o próximo.
O Saae tem o dever de fiscalizar e notificar o usuário que estiver desperdiçando água tratada neste período, passível de aplicação de multa e suspensão do abastecimento de água.
Qualquer cidadão pode denunciar o usuário que estiver fazendo o uso irracional de água, enviando informações de endereço, foto ou vídeo do desperdício através do WhatsApp (37) 99988-3050.