No último sábado (7), um incêndio atingiu parte da floresta de pinus da Faber-Castell, na região de Prata, no Triângulo Mineiro.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
O fogo teve início em um terreno vizinho e se espalhou rapidamente, chegando à plantação de árvores usadas pela empresa na produção de lápis. Apesar do incidente, a Faber-Castell informou que a produção de lápis não será afetada, já que apenas 7,5% de sua floresta foi atingida.
A empresa agiu rapidamente, utilizando a sua Brigada de Incêndio para combater as chamas assim que o incêndio foi identificado pelos sistemas de monitoramento. O fogo foi controlado ainda no sábado.
O Corpo de Bombeiros também foi acionado para ajudar no combate ao incêndio, que envolveu 45 brigadistas da empresa e bombeiros. As chamas também atingiram uma plantação de seringueiras nas margens da rodovia.
A floresta atingida faz parte dos 11 parques florestais mantidos pela Faber-Castell na região. De acordo com a empresa, apenas um dos parques foi parcialmente afetado.
A área danificada será reflorestada e a produção de lápis segue sem interrupções, garantindo o fornecimento normal aos parceiros e consumidores. As informações são do G1.
A Faber-Castell lamentou o incidente e destacou o impacto das queimadas que têm atingido várias regiões do país.
Nota oficial da Faber-Castell:
“A Faber-Castell esclarece que os focos de incêndio na floresta da companhia na região do Prata (MG) já foram controlados, graças ao rápido trabalho da Brigada de Incêndio da empresa. Os brigadistas da própria companhia iniciaram o trabalho assim que os sistemas de monitoramento identificaram o fogo, na manhã de sábado (7 de setembro), que foi originado em uma região próxima à floresta.
A Faber-Castell reforça que a área afetada pelo incêndio corresponde a uma pequena parte da floresta e não deve ter impacto na produção dos ecolápis e, portanto, os parceiros e os consumidores seguirão sendo atendidos normalmente. E a área impactada será devidamente reflorestada.
A empresa lamenta por essas terríveis queimadas que impactam a região do Prata e todo o país.”