Nos próximos dias, uma nova frente fria se deslocará em direção à região central do Brasil, trazendo um alívio temporário para algumas áreas afetadas por calor extremo e fumaça densa. No entanto, este sistema não será capaz de dissipar completamente o bloqueio atmosférico responsável pela onda de calor que afeta grande parte do país. Assim, após a passagem da frente, as temperaturas voltarão a subir.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A frente fria trará chuvas para as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. No Sudeste, o sistema favorecerá a redução do calor extremo, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, onde as temperaturas devem ficar mais amenas.
Apesar do alívio temporário, a onda de calor e o bloqueio atmosférico não irão se dissipar completamente. O sistema que originou a onda de calor permanece ativo no centro-norte do Brasil. Após o deslocamento da frente fria para o Atlântico, a massa de ar quente voltará a se espalhar sobre os estados do Cone-Sul, fazendo com que o calor retorne nos dias seguintes.
Com as queimadas na região central da América do Sul, abrangendo áreas do Brasil, Bolívia e Paraguai, a fumaça continuará a se espalhar nos próximos dias. Não há previsão concreta de melhora significativa na qualidade do ar, já que as queimadas devem continuar intensas. Outro fenômeno preocupante é a possibilidade de chuva preta, que ocorre quando a fuligem das queimadas se mistura às gotas de chuva, resultando em precipitações carregadas de partículas escuras.
Fonte: Terra/Climatempo
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4