Minas Gerais atingiu um marco significativo nesta semana, ao registrar 9 GW de potência fiscalizada em energia solar fotovoltaica.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Esse avanço é fruto de iniciativas do governo estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), e coloca o estado em destaque tanto no Brasil quanto no cenário global, superando mais de 150 países em capacidade instalada de energia solar.
A potência fiscalizada, que se refere à capacidade máxima das unidades em operação, engloba 5,00 GW de geração centralizada e 4,01 GW de geração distribuída. Com esse volume, Minas Gerais consegue abastecer cerca de 6 milhões de residências, atendendo aproximadamente 18 milhões de pessoas, com base em um consumo médio de 170 kWh/mês, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Romeu Zema, governador de Minas Gerais, destacou que essa potência corresponde a 65% da capacidade da Usina Hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo. Segundo ele, o estado é líder nacional na produção de energia solar, com um terço da produção nacional concentrada em Minas, graças ao programa Sol de Minas, que impulsiona o setor e atrai empresas.
Fonte: Agência Minas