Em resposta à incidência de neblina nas áreas de serra e vales durante o inverno a concessionária EPR Sul de Minas realizou um estudo técnico para identificar regiões com alta incidência de neblina e implementar medidas para reduzir os riscos de acidentes.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
O estudo abrangeu oito rodovias (BR-459, MG-173, MG-290, MG-459, MG-295, MG-455, MGC-146 e LMG-877), identificando e classificando 125 pontos críticos. A BR-459 foi a rodovia com maior número de trechos afetados, totalizando 40 pontos, seguida pela MG-290, com 36 pontos. No entanto, os trechos com menor visibilidade ao longo do dia foram encontrados entre os km 50 e km 52 da MG-173, e entre os km 14 e km 35 da MG-290.
A neblina reduz a visibilidade, aumentando a probabilidade de colisões traseiras e choques com obstáculos fora da pista, como muretas de proteção e postes de sinalização. Além disso, podem ocorrer engarrafamentos, já que os motoristas só percebem os acidentes à frente quando estão muito próximos. Para mitigar esses riscos, a concessionária está instalando nova sinalização vertical e reforçando a sinalização horizontal nos locais mapeados.
Atenção na pista em caso de neblina:
1. Direção defensiva: Reduza a velocidade para ter mais tempo de reação.
2. Interior do veículo: Use o desembaçador de para-brisas.
3. Mantenha distância: Aumente a distância do veículo à frente.
4. Faróis baixos ou de neblina: Use faróis baixos; nunca use faróis altos.
5. Nunca pare na via: Pare no acostamento apenas em emergências, com o pisca-alerta ligado.
6. Pisca-alerta: Use apenas em emergências ou pane.
7. Evite se expor: Verifique as condições da via antes de viajar.
8. Manutenção em dia: Faça revisões regulares no veículo.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4