A reabertura do Parque Municipal Manoel Pedro Rodrigues (antigo zoológico) está prevista para o final de junho. O local passou por modificações que se enquadram dentro da nova lei que regulamenta o uso do espaço como multicultural em sustentabilidade.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Um projeto de lei, aprovado em primeiro turno na última segunda-feira, estabelece novas regras para o Parque Municipal, transformando-o em um parque multicultural. A administração do local será compartilhada entre a Secretaria do Meio Ambiente e a Secretaria do Clima, Desenvolvimento Sustentável e Inovação Social.
O texto original do projeto de lei, enviado pelo Governo à Câmara Municipal, recebeu alterações por meio de emendas. Uma delas, da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, prevê um plano de manejo para o entorno do Parque Municipal, restringindo atividades que possam prejudicar a reserva florestal do local.
O objetivo é delimitar uma zona de amortecimento no entorno do parque, além de estabelecer a obrigatoriedade da instalação de uma Central de Atendimento a Acidente e Primeiros Socorros aos frequentadores. Foram retirados equipamentos, como churrasqueira, que poderiam representar riscos à reserva florestal, além de colocação de placas educativas para orientação durante trilhas educativas.
Nos últimos anos, o parque passou por períodos de fechamentos e reaberturas devido à necessidade de adequação de suas instalações. Em 2019, o parque foi embargado parcialmente, com proibição do recebimento de animais e do público em geral, ficando autorizada somente a visitação de escolas com a finalidade de educação ambiental. No entanto, durante a pandemia de covid-19, todas as atividades foram suspensas.
Em seu perfil, nas redes sociais, o vereador Luciano Lee (Luciano Solar/PV) divulgou o dia 30 deste mês como data prevista para reabertura do novo Parque Municipal.