Uma empresária divulgou uma sequência de vídeos onde mostra, possivelmente, como a água chega até até as residências do bairro Nossa Senhora de Fátima (Can-Can), em São José da Barra (MG).
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Nas imagens, Karina Castro afirma que um encanamento leva a água direto do rio para a caixa d’água que abastece as casas do bairro. Ela ainda relata que a poucos metros da captação da água é feito o descarte de esgoto diretamente no Rio Grande. Os vídeos foram gravados nos dias 28 de fevereiro e 1° de março.
‘’Ela [a água] vai direto desta gambiarra aqui. Se alguém quiser vir aqui, não tem nenhuma segurança, eu entrei com muita facilidade. Vai direto para o pessoal do bairro, aí eu pergunto para a gestão: a quantos anos as pessoas estão bebendo essa água? Há quanto tempo o povo da Barra está bebendo água direto do rio’’, disse Karina.
SAAE se pronuncia
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) informou que já tinha conhecimento dos vídeos gravado por Karina, ainda na época de sua produção, além da denúncia junto ao Ministério Público. Eles disseram que antes das gravações das imagens, já estiveram presente no bairro, debatendo com os moradores, onde o problema já havia sido relatado.
”Diante de tais fatos o SAAE juntamente com a Administração passaram a consultar as possibilidades para a resolução dos problemas relativos ao fornecimento de água do Bairro Nossa Senhora de Fátima, sendo concluído que o melhor projeto seria a criação de uma adutora ligando a Estação de Tratamento de Água de Furnas até o Bairro Nossa Senhora de Fátima, sendo certo afirmar, conforme vídeo publicado hoje em nossa rede social, que tal obra se iniciou na data de hoje, cumprindo uma promessa realizada no final do ano de 2023. É preciso esclarecer que o projeto realizado é fruto do trabalho do SAAE, do Poder Público e da População”, disse o SAAE.
De acordo com a autarquia, no bairro Nossa Senhora de Fátima a captação de água é dividida em três poços artesianos.
”Os poços são utilizados normalmente e um ponto de captação no Rio que fica localizado acima do descarte sanitário. O índice de diluição do rio possibilita tal captação, além de ser realizada cloração de toda água que é fornecida a população, por meio de bomba dosadora instalada junto aos reservatórios de água”, informou.
Água amarela, turva e com odor forte
O SAAE disse que sobre o a água amarelada e com odor, o ”problema já foi superado, mediante as soluções encontradas e executadas pelo SAAE”.
Conforme a autarquia, a ouvidoria não recebe reclamações sobre a coloração e odor da água, há mais de 40 dias.
Segundo vídeo publicado nas redes sociais do SAAE de São José da Barra, na última quarta-feira (22), as obras da adutora que ligará a Estação de Tratamento de Água de Furnas ao Bairro Nossa Senhora de Fátima, já começaram.
”Sabemos da grande importância e impacto que esse projeto trará a população do Bairro Nossa Senhora de Fátima, acima de tudo entregando qualidade e eficiência na prestação do serviço, que solucionará uma problemática de anos e de várias gestões”, afirmou o Saae.