As carmelitanas Maria Rita Paula e Mirian Savioli (Sabor Família e Tecelagem da Mirian), estiveram em Brasília para participarem da 17° Salão de Artesanato de Brasília. Elas foram as únicas carmelitanas desse segmento que participaram da feira, de amplitude nacional.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Enquanto Mirian Savioli administrava a feira com seus tecidos e os doces cristalizados e artesanais da Maria Rita, a doceira viajou na mesma semana da exposição até a região Norte, em Palmas, no Tocantins, para ministrar uma palestra sobre os famosos doces. Rita já foi responsável de presentear autoridades municipais, estaduais, nacionais e também participou de grandes eventos internacionais.
Em entrevista ao Portal Onda Sul, Maria Rita Paula contou que encontrou com diversas amigas e clientes antigas, além disso pontuou que as feiras são de grande valia para as profissionais, devido a troca de informações, contatos e trabalho entre elas. Durante sua estadia em Palmas, a doceira aproveitou para conhecer um pouco mais sobre o trabalho das outras mulheres e trouxe uma novidade para Carmo do Rio Claro, o doce de limão.
Embora Rita já tivesse conhecimento do doce de limão, o novo formato é ainda mais saboroso e pode ser servido com outros doces, entre eles: doce de leite, doce de leite com nozes, entre outros. O processo do novo doce de limão, em que é servido a casca cristalizada e muito saborosa, não foi revelado por ela, mas Rita garantiu que é parecido com os demais, e que até ficar pronto para o consumo o processo dura, em média, uma semana.
Para viajarem até Brasília, as profissionais contaram com o apoio da prefeitura, que disponibilizou um carro para levá-las, juntamente com o material da exposição. Além disso, na feira em Brasília, elas encontraram com algumas autoridades, entre eles o Deputado Federal Emidinho Madeira. Rita também comentou ao Portal Onda Sul que pediu 11 novas tentas para serem usadas na Feira da Agricultura Familiar, pedido que, segundo ela, foi aceito e em breve será atendido pelo deputado. Ela também agredeceu ao Coordenador Estadual do Artesanato, Thiago Tomaz de Souza.
Emidinho Madeira também registrou o encontro com as carmelitanas na feira e fez um video do momento, enaltecendo a cultura dos doces e artesanatos do município em eventos nacionais.