A Associação de Agentes do Meio Ambiente de Carmo do Rio Claro (Recicarmo) é a única organização de catadores de material reciclável da região que aparece em uma lista divulgada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
?Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
De acordo com a pasta, a listagem tem o intuito de subsidiar a atuação da secretaria na execução da política pública de gestão de resíduos com a inclusão socioeconômica dos catadores de materiais recicláveis, em especial, em relação à implementação da logística reversa de embalagens em geral no estado de Minas Gerais.
De acordo com informações da Semad, a listagem contempla 69 organizações de catadores que operam em Minas e que têm interesse em atuar com programas de logística reversa. Em Carmo do Rio Claro, a coleta de lixo é feita todas as terças-feiras e quintas-feiras. Além disso, é recolhido cerca de 13 toneladas de material, desses, 20% é reaproveitado.
O subsídio da Semad é destinado aos catadores do município e uma parte também pode ser usada pela Recicarmo, para algum trabalho de manutenção ou qualquer outra melhoria no serviço prestado a comunidade. A Recicarmo conta com a contribuição da prefeitura municipal para o trabalho.
