O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê uma onda de calor com temperaturas 5 graus acima da média em cidades da região até sábado, 11, e alerta para riscos à saúde da população.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Conforme o Inmet, em Passos, a previsão é que os termômetros cheguem a 34°C nesta sexta, sábado e domingo, com umidade relativa do ar entre 20% (mínima) e 70% (máxima). Na segunda-feira, a previsão é de máxima de 35°C e umidade entre 20% e 60%.
Em Paraíso, a previsão é que hoje a temperatura deve variar entre 17°C e 31°C, com umidade mínima de 30% e máxima de 70%. No sábado, o Inmet prevê temperatura mínima de 19°C e máxima de 32°C, com umidade entre 25% e 70%. No domingo e na segunda-feira, a mínima prevista é de 20°C e a máxima de 32°C, com a umidade entre 25% e 60%.
O instituto emitiu, na segunda-feira, 6, alerta sobre a onda de calor que atinge do norte do Paraná à região de Cuiabá, no Mato Grosso, e também boa parte do estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a maior parte do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e as regiõs Sul, Sudoeste, Campos das Vertentes e Central com temperaturas 5° acima da média por período maior que cinco dias.
O calor persiste devido à presença de um centro de alta pressão em médios níveis da atmosfera entre as Regiões Centro-Oeste e Sudeste. Essa condição climática ocorre durante o outono, estação que normalmente apresenta temperaturas mais amenas em Minas, devido à atuação de uma massa de ar seco e quente.
Especialistas explicam que o fenômeno é resultado de um bloqueio atmosférico que atinge as Regiões Sul e Sudeste do país. Conforme o Inmet, não há previsão de novas ondas de calor no estado, mas o calor deve persistir até o final do mês.
A intensa onda de calor aliada ao tempo seco, exige ainda mais cuidados com a saúde. Segudo especialistas durante os períodos em que as temperaturas ficam mais elevadas é preciso multiplicar a atenção ao bem-estar em geral. Entre as dicas está o consumo de alimentos leves e a hidratação constante do corpo com a ingestão de água e outros líquidos como fundamentais, pois o organismo pode ter uma tendência maior à desidratação.
Também há a orientação para o consumo de chás, sucos naturais sem açúcar, água de coco, saladas e frutas ricas em água também podem auxiliar. Evite substituir a água por bebidas adocicadas como refrigerantes, néctares, sucos artificiais e bebidas alcoólicas”, é o conselho dos médicos. Entre as dicas está a sugestão para que se dê preferência a alimentos in natura, minimamente processados. Com isso evita-se os maiores riscos de as pessoas sofrerem infecção alimentar, podendo evitar intoxicações.
Atividades físicas
Praticantes de atividades físicas também devem ficar atentos à perda de fluídos no suor, que é maior no calor. Quanto mais intensa e demorada for a atividade física, maior deverá ser a quantidade de água ingerida. Além disso, o atleta deverá escolher horários alternativos, com menor exposição ao sol, para realizar as atividades. A prática de esportes e exposição direta ao sol deve ser evitada principalmente no período entre 10h e 16.
Instruções:
- Beba bastante líquido.
- Evite desgaste físico nas horas mais secas.
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).