A cidade de Passos, mostrou um grande espírito de solidariedade ao aderir à campanha de arrecadação de recursos para ajudar as vítimas das devastadoras enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. A iniciativa, que teve início com a mobilização de Andressa Ávila, primeira-dama de Capitólio, rapidamente ganhou o apoio de diversos setores da sociedade, sensibilizados com a difícil situação enfrentada pelos gaúchos.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Até o momento, a campanha já resultou no envio de três carretas carregadas com mais de 160 toneladas de itens essenciais, como alimentos, roupas e água, destinadas a atender as necessidades de mais de 1,6 milhão de pessoas afetadas pelas chuvas. A capital do Rio Grande do Sul, onde mais de 80% da população necessita de auxílio imediato, é uma das áreas mais afetadas, sofrendo com a falta de água, energia e escassez de alimentos.
A Prefeitura de Passos, sob a liderança do prefeito Diego Oliveira e com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda (Sedest), conseguiu arrecadar uma carreta com 40 toneladas de donativos, incluindo alimentos, roupas, calçados, leite, suco, água, colchões, lanternas, pilhas e cestas básicas. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Passos contribuiu com a doação de 4,8 mil copos descartáveis de água potável.
O envolvimento comunitário foi evidente quando o Tiro de Guerra TG04-014 prestou serviço voluntário para carregar os produtos na carreta, gentilmente cedida pela empresa LM, que partiu para o sul do país na noite de quarta-feira. Rosely Grilo, titular da Sedest, anunciou que na quinta-feira outras duas carretas passarão por Passos para coletar as cerca de 40 toneladas de produtos ainda disponíveis na sede da Sedest, provenientes de Capitólio e outras cidades participantes.