Uma matilha de 30 cães tem causado problemas para os moradores de Passos. Sendo assim, a prefeitura deverá reativar o canal da cidade, que não funciona desde 2018, para abrigar esses e possivelmente outros cães da cidade.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A matilha acompanha um homem que vive em situação de rua e o local não é seguro para receber os animais. Um outro problema são as denúncias de ataques desses cães, os motociclistas são os que mais sofrem, principalmente quem passa pelo bairro Umuarama.
Os casos têm se tornado frequentes em Passos Por causa dessa situação, o Ministério Público determinou que a Prefeitura de Passos improvise um espaço para acolher esses cães.
O local escolhido pelo município para abrigar esses animais já é conhecido na cidade, o antigo canil municipal. Ele está desativado desde 2018, quando foi interditado pela Vigilância Sanitária. Segundo o secretário de Meio Ambiente de Passos, o local já passou por uma reforma e está pronto para receber os animais. Mas o que se consegue perceber é que ainda falta muito para esse espaço ficar adequado para os cães. Inclusive, um dos portões segue solto, amarrado apenas por um arame.
Uma lei municipal de 2018 determina que os animais encontrados nas ruas abandonados ou em estado de risco poderão ser recolhidos ao canil municipal. São considerados em estado de risco animais que comprometem a segurança pública. A prefeitura informou que entrou na Justiça nesta semana para realizar a internação do homem em situação de rua e recolher todos os cães para o canil requisitado pelo Ministério Público.