A temporada de colheita do café se aproxima e de acordo com as estatísticas, esse pode ser um bom ano para os produtores rurais. Segundo as projeções da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra deste ano tem estimativa de 14,9 milhões de sacas de café, aumento de 10,5% com relação ao ano de 2023.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
O Sul de Minas, conhecido pela projeção internacional na produção de grãos deve gerar ainda mais empregos durante a colheita. O sucesso do produtor dependerá da forma que ele cultiva e se relaciona com o meio. Mesmo com o índice positivo, ainda é preciso estar atento as mudança e entender a colheita, tudo para garantir a qualidade do café produzido.
Além disso, existe a necessidade de planejamento e gestão adequados dos insumos agrícolas, especialmente dos fertilizantes, que representam um dos principais custos para os produtores rurais.
Veja também:
Cafés do Sul de Minas brilham em evento internacional em Chicago
Prévia: Lançada nacionalmente na 36ª Festuris em Gramado, a rota “Cafés do Sul de Minas” juntamente com a “Café do Cerrado Mineiro”, promove o turismo na região através de uma série de atividades que permitem aos visitantes conhecer o processo de produção do café, práticas sustentáveis, e a história cultural das fazendas envolvidas.
O Brasil, sendo o maior exportador de café do mundo, tem em Minas Gerais seu maior produtor, o que fortalece a economia local através do turismo
Receita com exportações de café na região crescem 27% no 1º trimestre
Prévia: As receitas com exportações de café aumentaram 27,17% no primeiro trimestre deste ano na região. Nos seis municípios que venderam o produto no mercado externo entre janeiro e março, o valor subiu de US$ 49,9 milhões para US$ 63,4 milhões em relação ao mesmo período de 2022. O volume do produto enviado para outros países subiu de 14,4 mil para 17,1 mil toneladas na comparação entre os primeiros três deste ano e do ano passado.