Nesta semana tem início o Carnaval de Carmo do Rio Claro. A partir de sexta-feira (09), os foliões já saem as ruas para fazer aquilo que une todos os povos, festa. A prefeitura de Carmo do Rio Claro preparou cinco dias de agitação no município e promete ser, mais uma vez, o maior Carnaval do Lago de Furnas. A festa, que reúne pessoas de todas as idades e estilos, celebra a diversidade, tudo com muita música e união.
E o que seria do CarnaCarmo sem os blocos de Carnaval? Os blocos são cultura da maior festa popular do mundo e, em Carmo do Rio Claro, proporcionam um momento a mais para aqueles que são “inimigos do fim” e gostam de aproveitar um bônus. Talvez em 2024, esse seja o número recorde de blocos estruturados. O Portal Onda Sul entrevistou uma grande parte dos dirigentes dos blocos, as cabeças da folia.
Bar CarnaGaragem
Em 2023 o CarnaGaragem reuniu diversas foliões na Praça Dona Maria Goulart. Um ambiente completo, feito para toda a família e em família, com cerveja bem gelada, um cardápio de refeições variadas e com gosto de comida caseira.. Neste ano, o Bar CarnaGaragem chega com mais uma novidade ao público, espetinhos com carnes selecionadas e diretamente de São Paulo. Tudo para agradar os foliões. Carol e Pedrinho que são gestores do bar garantem que animação também não falta por lá, mesmo em meio ao trabalho.
Bloco Os Tormentas
Abrindo o Carnaval de Carmo do Rio Claro na sexta-feira, 09, além do show com Terra Samba e outras atrações no palco principal e o desfile das Pererecas de Ouro, o Grupo Os Tormentas também levarão diversão aos foliões na Praça Chico Neca. Repetindo o sucesso do Carnaval 2023, a banda montou novamente o seu bloco e vai arrepiar com um repertório de sucesso, só música boa! O bloco é gratuito e todos poderão ter acesso. Prepare a sua caneca e boa festa!
Bloco Kzinha
Por mais que a amizade dessa turma tenha mais de oito anos de história, foi no Carnaval passado que o Kzinha tornou-se mais popular. A casa (pequena só no nome), cresceu tanto que virou um bloco. Nas redes sociais, os membros trabalham de forma frenética para divulgar o primeiro ano de bloco open bar com abadás e enaltecem as atrações confirmadas, que vão de pagode à música eletrônica, ou seja, para todos os gostos. A espera é tão grande que nesta semana os mais de 300 ingressos foram vendidos, a venda foi tão surpreendente que até os abadás faltaram. Uma curiosidade, esse é um dos poucos blocos que estão afastados da Praça da Matriz, localizado na Rua Professor Maria Peres n 80, na Rua Nova.
Bloco Bateria 7 Vidas e Batukaê
Intensidade, essa é a definição do Bloco 7 Vidas e Batukaê, um trabalho realizado pelo mestre Bruninho Valeriano e os integrantes das suas duas baterias. Esse, é o único bloco em Carmo do Rio Claro a realizar dois dias de festas open bar, ambos com diversas atrações e ainda o tradicional desfile das baterias. No sábado e na segunda-feira, os foliões poderão desfrutar de uma energia surreal, o bloco mais completo está estruturado na Praça da Matriz, no antigo Bar do Adeir e promete não deixar ninguém parado. Não precisou de muito tempo para que os ingressos saltassem do lote promocional para este terceiro lote e, quem ainda não garantiu o seu entre em contato através do Instagram @bloco7vidasebatukae. Vale ressaltar que no ano passado o Carnaval parou para assistir a passada da bateria e neste ano não deve ser diferente.
Bloco Carnival
Diretamente do bairro Rosário, a turma do Bloco Carnival pousa na Praça Dona Maria Goulart, no antigo Bar do Adeir para fazer o movimento no domingo de Carnaval. Esse, é o único bloco com uma festa open bar no domingo e tem como referência a turma de festa do bairro Rosário. Além de estarem presentes no Interblocos representando o Carnival, agora eles fazem a sua primeira passagem no Carnaval. De acordo com Milena Honório, o uso do índio como símbolo do brasão é carregado de histórias envolvendo os meninos festeiros e o “apelido” dos moradores do bairro. Os ingressos continuam sendo vendidos na locação da festa, o valor é de R$ 100 e pode ser pago em dinheiro ou PIX.
Bloco das Chiquetozas
Um grupo de amigas que se reuniram no final do ano, só para realizar um Amigo Chocolate, cresceu e agora é um bloco de Carnaval. Inicialmente eram 7, hoje são 230 (com expectativa de mais mulheres). O bloco é somente feminino e dentre todos os kits de Carnaval, este foi o mais bem montado. Camisa, caneca, tirante, tiara enfeitada e um cartão de boas-vindas, tudo para unir a mulherada. A partir da ideia e execução da hair stylist Fernanda Fernandes, a Chiquetozas fazem jus ao nome e estão realmente chiques! Tudo muito rosa choque pra combinar com a essência feminina. A concentração do bloco também será na Praça Dona Maria Goulart, próximo ao Salão da Janaína e terá Rony Matos como atração principal. É isso meninas, Girl Power!
Bloco 5 da Matina
A nova frota de jovens festeiros faz a sua estreia no Carnaval de Carmo do Rio Claro. 5 da Matina já existe há alguns anos, começou como brincadeira de dois amigos e aos poucos foi ganhando destaque nas festas e também nas redes sociais. Hoje, o grupo cresceu para além de Carmo do Rio Claro e os novos organizadores de festas se aventuraram em criar um bloco de Carnaval. Neste ano, o 5 da matina vem com abadás, canecas e tirantes, mas sem festa. De acordo com Randrey, um dos organizadores do bloco, no próximo ano novidades serão lançadas. Mesmo sem festa durante essa época do ano, o grupo lança, quase mensalmente, um evento. Para este Carnaval foram confeccionados e vendidos 100 abadás e o dirigente de bloco garante que se houvesse mais teria vendido.
Além desses, os blocos Carna Hilário, Bloco da Discórdia e o Bloco do Vadinho (para amigos), também estão entre os comentados e queridinhos dos carmelitanos. E entre todos os dirigentes, a pergunta “quem trabalha durante o Carnaval também consegue curtir como folião?”, a resposta SIM, foi unânime. Sinal que todo o esforço vale a pena. Carnaval é tempo de curtição, tudo com muita responsabilidade e moderação. Previna-se, use camisinha e diga não a violência, assédio e qualquer forma de preconceito.
*Blocos com festas open bar são destinados apenas para maiores de 18 anos*