Nos últimos três anos, a cidade de Passos enfrentou um aumento significativo de acidentes envolvendo animais peçonhentos, totalizando 1.466 casos. Escorpiões e cobras foram os principais responsáveis, com 581 incidentes reportados no ano passado, 424 em 2021 e 461 até agora em 2023. Isso resulta em uma média de aproximadamente 1,3 casos por dia.
Esses acidentes incluem encontros perigosos com aranhas, abelhas, lagartas, além dos já mencionados escorpiões e cobras. Bruno Teixeira Guimarães, diretor da Saúde Coletiva de Passos, observou que as cobras são mais comuns em áreas rurais, enquanto os escorpiões predominam na área urbana. Felizmente, não houve mortes relacionadas a esses incidentes nos últimos dois anos. A maioria dos acidentes aconteceu com homens adultos, entre 20 e 59 anos, frequentemente em ambientes de risco como construções, marcenarias, jardinagem e na colheita de café.
Para prevenir mais acidentes, a Vigilância Epidemiológica de Passos enfatiza a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) em atividades de risco