Minas Gerais está entre os estados brasileiros que têm água contaminada com agrotóxicos. Ao todo, 10 cidades no estado fazem parte da lista que atestam que foram encontrados agrotóxicos na rede de abastecimento em níveis acima do limite considerado segundo pelo Ministério da Saúde.
O alerta máximo para contaminação da água acendeu em 28 municípios brasileiros em 2022. Em cidades de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e Tocantins, testes de qualidade encontraram agrotóxicos na rede de abastecimento. Os dados foram divulgados nessa terça-feira (24) pelo Repórter Brasil, após cruzamento de dados a partir de informações publicadas pelo Ministério da Saúde no Sisagua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano).
Essa situação representa um risco à saúde, de acordo com especialistas, principalmente se a água contaminada for consumida de forma contínua.
“O consumo de água com altas concentrações de agrotóxicos aumenta os riscos para doenças crônicas, como câncer e distúrbios hormonais, e para problemas no sistema nervoso, nos rins e no fígado, explica ao Repórter Brasil, Fábio Kummrow, professor de toxicologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Fonte: Itatiaia
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/DlR9Ct4e83NDquP3tyTbos