Na semana passada uma postagem em um grupo de uma rede social abriu para uma grande discussão do serviço prestado pela Saúde em Carmo do Rio Claro. A exposição de casos pessoais, principalmente envolvendo pessoas idosas e doentes tem sido frequente e os comentários, não são os melhores.
Entre as principais reclamações dos carmelitanos está a falta de medicamentos, despreparo da equipe de trabalho principalmente os responsáveis pelo agendamento de consultas, exames e cirurgias, a falta de veículos para transportar quem precise ir até outra cidade para questões de saúde e também a rispidez de alguns funcionários.
Uma outra questão é a demora para um atendimento e a falta de comunicação entre a Secretaria de Saúde com a população. Muitos também alegam que o trabalho só é prestado com eficiência e rapidez quando há as “denúncias” seja por rede social ou de outra forma. Por outro lado, há também uma pequena parcela que elogia a Saúde no município.
O Portal Onda Sul entrou em contato com a prefeitura, que enviou a seguinte nota:
A Prefeitura Municipal esclarece que o a abastecimento da Farmácia é feita pelo Governo de Minas, e há um certo atraso na distribuição de alguns medicamentos. Infelizmente, a Prefeitura não pode realizar a compra destes medicamentos que estão em falta, pois é vedado por lei, devendo aguardar a distribuição feita pelo Estado.
Quanto a falta de receita azul, nas unidades básicas de saúde, ocorreu um atraso na entrega pelo distribuidor, mas há 10 dias o problema já foi resolvido e todas as unidades contam com o receituário.
Em relação às viagens, a demanda de procedimentos em outros municípios aumentou consideravelmente, desta forma a Secretaria Municipal de Saúde tem organizado os carros da maneira mais eficiente possível para que todos sejam atendidos. Lembrando que, quaisquer problemas, dúvidas, sugestões ou reclamações podem ser feitas na Secretaria.