Dez dos 11 secretários de Estado de Minas Gerais receberam mais de 50% em ótimo ou bom, na avaliação feita pelos 88 prefeitos mineiros participantes da Pesquisa Opus/EM de setembro de 2023. A única exceção foi na análise do responsável pela pasta de Agricultura, Thales Fernandes, que tem 48,9%. Ele também tem a maior rejeição entre os escolhidos pelo governador Romeu Zema (Novo), com 23,9% dos prefeitos considerando ele ruim ou péssimo.
Na ponta oposta do ranking, os cinco secretários com maior aprovação são o de Saúde, Fábio Baccheretti (75%), seguido pela responsável pela pasta do Planejamento, Luísa Barreto (64,8%); Gustavo Valadares, de governo (56,8%); Marília Melo, do Meio Ambiente (56,8%), além do vice-governador Matheus Simões (Novo), que é considerado ótimo ou bom por 55,7%.
“São nas secretarias de estado que as políticas públicas saem do papel. Então esta boa avaliação dos prefeitos mostra que eles se sentem contemplados e atendidos pelo governo estadual. O secretário de Saúde teve a avaliação mais positiva, justamente na área que é mais sensível e complexa da administração pública”, analisou Matheus Dias, diretor da Opus.
A pesquisa
Além da avaliação dos governos, o levantamento Opus/EM também procurou saber quais as principais dificuldades e prioridades dos prefeitos mineiros. O resultado, publicado na edição de ontem do EM, mostra que para 63% a escassez de recursos como principal entrave da gestão municipal.
Fonte: Estado de Minas
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/DlR9Ct4e83NDquP3tyTbos