O dia 1 de outubro é celebrado o Dia da Pessoa Com Deficiência. Nesta data, a atenção é voltada inteiramente aos direitos dos idosos. A data tem como objetivo sensibilizar para o impacto do envelhecimento da população e para a necessidade de garantir que as pessoas possam envelhecer com dignidade e continuar a participar na sociedade como cidadãos de plenos direitos.
Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística o número da população idosa segue crescendo no país. Os dados de 2022 apontam que, em dez anos, a parcela pessoas com 60 anos ou mais passou de 11,3% para 14,7%.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que pessoas com idade superior a 60 anos pode chegar a 2 bilhões de pessoas até 2050 e com isso, representará um quinto da população mundial. O Brasil, em 2016 tinha a quinta maior população idosa do mundo, em 2030 estima-se que o número de idosas ultrapassará o total de crianças entre zero e 14 anos.
Nesta semana o Lar do Idoso Frederico Ozanam está com a programação toda voltada para os residentes. As atividades consistem em convivência com outros grupos, forró, bingo, pintura, fisioterapia, entre outras atividades.